3

Criada em 2005, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo – que reúne inúmeras galerias de arte e design, editoras, revistas, museus e instituições que valorizam a cultura e a arte na totalidade, apresentando mais de cinco mil obras e dois mil artistas do Brasil e do mundo ao longo de cinco dias do mês de abril, no histórico e famoso Pavilhão da Bienal.

Durante todo o evento, colecionadores, profissionais e amantes da arte aproveitam, além dos trabalhos em exibição pelos expositores, conversas sobre o fazer artístico, lançamentos literários e visitas guiadas que se espalham por toda a extensão do pavilhão, bem como por toda cidade de São Paulo, fazendo com que a SP-Arte tenha se consolidado como um forte conglomerado de tendências no mercado das artes visuais, fortalecendo o nome da economia criativa do país.

Com a pandemia da covid-19, a edição do ano anterior precisou ser cancelada, a edição deste ano foi realizado de forma online, pois a SP-Arte visa, de forma física e online, o desenvolvimento do mercado de arte nacional, atuando em parcerias com galerias e instituições para:

  • Ampliação do acesso à arte e ao conhecimento;
  • Expansão e formação de público;
  • Crescimento dos negócios e fortalecimento das galerias;
  • Promoção de artistas e sua produção;
  • Fomento ao intercâmbio internacional e inserção do Brasil no circuito global.

E claro, que a AM Galeria de Arte não poderia ficar de fora!

AM Galeria de Arte e a Arte Viewing Room

A segunda edição do SP–Arte Viewing Room, evento ocorreu entre os dias 9 e 13 de junho no site da SP–Arte reuniu 120 expositores entre galerias de arte e design expoentes no mercado nacional, editoras e projetos artísticos independentes, com mais de 2 mil obras de artistas de gerações, nacionalidades e pesquisas diversas. Os números de acessos do Viewing Room demonstraram o fortalecimento do âmbito digital e também, do crescimento de novos públicos, pois, nessa edição, mais de 80% dos visitantes eram novos usuários, vindos de diversas regiões!

Para a SP-Arte VR 2021, que acontece concomitante ao evento Gallery Week 2021, a AM Galeria de arte, com mais de trinta anos dedicados à arte e cultura, selecionou 20 trabalhos de artistas representados pela galeria, e realizou a montagem desses trabalhos em seus dois espaços, Belo Horizonte e São Paulo.

Simultaneamente ao evento digital, a SP–Arte, em parceria com a ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea -, e com o patrocínio do Iguatemi, promoveu, entre os dias 8 e 12 de junho, o Gallery Week, circuito de eventos presenciais nas galerias, realizados de acordo com protocolos e medidas de segurança, com número de visitantes limitado e mediante agendamento.

Além disso, o Viewing Room também fomentou atividades digitais dos expositores, como lives, conversas online e visitas guiadas virtuais. Acessíveis a diversos públicos, gratuitas e variadas, as atividades em torno da feira cumpriram também seu papel educativo e inclusivo, tanto socialmente como profissionalmente, possibilitando o acesso ao mercado de trabalho para novos artistas e profissionais do setor. O Pequeno Colecionador (São Paulo), grupo formado por Artur Lescher, Mariane Klettenhofer e Paula Azevedo, apresentou em suas redes sociais propostas de brincadeiras por meio da arte.

Da agenda de conversas com artistas e outros profissionais das artes visuais, ocorreram atividades como o ciclo de entrevistas apresentado pela Vivo com artistas e curadores da exposição Enciclopédia Negra, em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, a conversa com Vilma Eid, José Spaniol e Paulo Pasta promovida Galeria Estação (São Paulo) e diversos outros.

A AM Galeria de Arte, sela uma parceria de sucesso, unindo o virtual com o presencial, levando a arte para todos os cantos, encantando com sensibilidade e bom gosto aos amantes da arte e aspirantes à artista.

Visite a AM galeria de arte ou acesse o nosso site e fique por dentro das novidades!

Comentários(1)

  1. […] AM Galeria de arte, você encontra peças para enriquecer a sua casa, com obras com tiragens limitadas, de artistas de […]

Comments are closed.