Bontto (2)

O porcelanato é uma peça coringa no momento de realizar o acabamento de uma obra, o queridinho dos arquitetos e designers, impressiona pela beleza, diversidade e principalmente, pela durabilidade, além da grande variedade de tamanhos e a classificação de uso possibilitando a aplicação em literalmente, qualquer tipo de projeto. Mas uma dúvida que ocorre sempre  no momento da escolha do porcelanato é qual é o correto e ideal para o seu projeto?

Uma das partes mais importantes de uma obra é escolher entre os inúmeros modelos e tipos de porcelanato existentes no mercado e escolher um modelo errado, pode atrapalhar todo o projeto arquitetônico!

Esse artigo vai te ensinar como fazer uma boa escolha, pois, apesar de serem todos muito bonitos, isso não é apenas o suficiente, é necessário saber a indicação exata e necessária para o uso e claro, para evitar maiores acidentes e até frustrações.

Quais os tipos de porcelanato?

Bom, é muito simples, pois o porcelanato é dividido em dois grupos:

  • Porcelanato esmaltado

É aquele que recebe um esmalte em sua superfície e, posteriormente, na sua estampa.

Esse material tem uma grande variação de cores, texturas e desenhos. A sua superfície pode ser áspera, lisa, mate ou brilhante, por isso, pode ser utilizada em áreas tanto úmidas, quanto secas. Quando surgir a dúvida para saber qual é mais adequado para cada ambiente, cheque o Porcelain Enamel Institute (PEI) da peça.

  • Porcelanato técnico

Também conhecido como “toda massa”, o porcelanato técnico é extremamente recomendado para as áreas residenciais externas, áreas essas que recebem o alto tráfego de pessoas, afinal, esse tipo de porcelanato não recebe nenhuma camada de esmalte, por isso, apresenta alta resistência, com sua superfície mais áspera e uma baixa absorção de água.

Agora que você entendeu sobre essas duas categorias, é o momento de aprender sobre os vários acabamentos que essas peças recebem e que transformam qualquer ambiente.

Quando falamos sobre área externa, os mais queridinhos são o Porcelanato EXT e o Strutturato.

 As principais recomendações de aplicação para o porcelanato EXT são no entorno de piscinas, varandas, terraços e em rampas, pois a sua superfície é abrasiva, logo, é impermeável, tendo uma enorme durabilidade e ocasionando uma menor chance de causar escorregões, em contraponto, sua limpeza é mais difícil.

Já o Struturato, é uma versão um pouco mais abrasiva, podendo também ser aplicado em áreas externas, além de banheiros, saunas e decks.

Porcelanato natural é uma peça naturalmente fosca, de aspecto mate e se encaixa na categoria de porcelanato técnico, sem esmalte por cima e geralmente imitando texturas e cores de pedras, porém, no mercado, existem no mercado, porcelanatos esmaltados com superfícies naturais, como a linha Khaya da Portobello, com estampa de madeira.

Esse tipo de porcelanato, leva uma atmosfera de conforto para os ambientes e é um dos tipos mais utilizados nas áreas comerciais, pois pode ser aplicado em qualquer área residencial.

O porcelanato polido consiste no polimento e em uma camada de impermeabilizante na superfície da peça, devido ao polimento, sua principal característica é o brilho, levando muita elegância, mas, é mais escorregadio, indicado para espaços como áreas internas e secas da casa ou do apartamento. Sua utilização em paredes, também é bastante comum. Sua limpeza e manutenção é muito simples, além de ser extremamente resistente a riscos.

O porcelanato acetinado é um dos revestimentos mais procurados, pois é a união da beleza, durabilidade e versatilidade, podendo ser aplicado em qualquer tipo de ambiente da residência, inclusive, áreas externas como banheiro, terraço e varanda.

Esse porcelanato oferece um ótimo conforto visual, porque sua superfície não é tão brilhante, além disso, é bom lembrar que o porcelanato acetinado causa menos risco de quedas e escorregões devido ao acabamento.

Afinal, qual porcelanato é melhor?

Cada opção dessas dependerá do seu projeto, mas é necessário considerar as seguintes questões como:

  • Segurança
  • Qualidade
  • Ambiente
  • Tamanho
  • Decoração

Cada um desses tópicos deve ser avaliado com muita atenção, mas para essas e outras dúvidas, visite a Bonatto e tire suas dúvidas, a loja está sempre preparada para te atender e mostrar para você as melhores soluções para o seu projeto ficar do jeito que você sempre sonhou!

Agora que você conhece e sabe sobre os diferenciais porcelanatos existentes no mercado, visite a Bonatto e confira esses acabamentos e muitos outros!