⠀⠀⠀

misturador-jader-1877bl100mt-2

Nascido em 1981, no estado de Santa Catarina, Jader Almeida se interessou pela área de designer de móveis desde muito cedo. Quando pequeno, ele teve essa certeza: queria trabalhar com a criação de desenhos e projetos.

Aos 15 anos, ele começou a trabalhar em uma fábrica de móveis em Chapecó (Santa Catarina), lá, o jovem passou por vários setores como de montagem, usinagem, transformação, protótipos, gabaritos e elaboração de dossiês e fichas técnicas e essa experiência também fez com que Jader começasse a entender mais sobre materiais, texturas e outros detalhes que fizeram toda a diferença no início da sua trajetória.

Ao completar 18 anos, ele ingressa no curso superior de Arquitetura e Urbanismo da UnoChapecó, mas, antes de começar o curso, Jader Almeida já fazia seus primeiros esboços e participava do processo de criação de novos produtos.

As primeiras peças criadas por ele, foram, uma mesa e um carrinho de bar, que, inclusive, estão no mercado até hoje.  Por volta de 2003, Jader Almeida começou uma parceria com a LinBrasil, única empresa no país que tem a licença de fabricação dos móveis criados por Sérgio Rodrigues.

Em 2010, Jader Almeida foi premiado pela primeira vez por uma organização internacional, vendo um Idea Award pela Poltrona Linna e um IF Product Design Award pela estante Clip. Três anos depois, Jader dá mais um grande passo em sua carreira e passa a integrar a equipe de designers da marca alemã ClassiCon.

Já em agosto de 2014, durante a ‘São Paulo Design Weekend”, foi lançado o livro “Jader Almeida, a atemporalidade do desenho” com autoria de Adélia Borges, publicado pela Editora C4 e em setembro de 2015, o designer iniciou a comercialização dos seus produtos em Londres e Paris em parceria com a grife londrina The Conran Shop e em dezembro do mesmo ano, inaugurou um espaço exclusivo em Miami, nos Estados Unidos.

E a Ideale, pensando sempre em inovar e oferecer produtos exclusivos para a sua casa, também traz parcerias com designers consagrados, por isso, apresentam para você: Jader Almeida.

Jader é um premiado designer conhecido no Brasil e no mundo por suas obras racionais e de formas puras, o arquiteto catarinense é conhecido por trazer um estilo inconfundível, traduzidos em metais, cubas e acessórios criados exclusivamente para a sua parceria com a Deca.

Com uma visão estratégica, a materialização de seus projetos segue uma linha complexa e extensa de mobílias e objetos, Jader Almeida agrega um sistema avançado de fabricação serial moveleira com um tratamento manual único e requintado.

Suas peças se dão a conhecer por camadas, pois, cada uma delas pode ser e deve ser apreciada lentamente.

Usando uma forma pura, seus projetos sempre buscam a beleza, seu desenho tem traços marcantes como linhas finas e fluidas, passando por curvas suaves e intersecções arrendadas, além de equilíbrios delicados no limite da forma física com temas geométricos que se repetem.

Quando você se aproxima de uma peça realizada, é observado o efeito que ela causa do espaço ao redor, levando harmonia em suas composições, suas paletas de cores, com a combinação elegante dos materiais utilizados no momento de concepção.

Quando se aproxima um pouco mais, o que mais chama atenção é o convite receptivo ao toque das mãos e do corpo, a generosidade das linhas que falam sobre o conforto e se você quiser chegar ainda mais perto, verá a nobreza de seus acabamentos.

Esses detalhes são construídos perfeitamente numa equação tentadora onde, a espessura de cada componente sustenta o máximo de peso possível com o intuito de manter sua forma esguia e ainda assim, preservando o máximo possível de leveza.

Segundo Jader, ele cria peças não para protagonizar um espaço, mas para serem coadjuvantes. Seu design é fruto de um trabalho extremo de simplificação projetual e, ao mesmo tempo, do ponto de vista da produção, suas peças são minimamente detalhadas.

Em 2019 recebeu o título de Designer do Ano no Prêmio Casa Vogue Design, pois suas criações já se tornaram icônicas na história do mobiliário nacional, como, por exemplo, a cadeira bossa, a poltrona elvira e a mesa Dinn.

Apesar do processo industrializado de fabricação, cada peça de Jader Almeida parecer ter um toque artesanal que fica incrível em qualquer projeto. 

As principais características das peças de Jader Almeida é que elas conseguem ser luxuosas e, ao mesmo tempo, fogem da aparência de ostentação.

Os ambientes decorados com o mobiliário do designer ficam com um ar inconfundível de casa aconchegante, sem a frieza de decorações feitas apenas para mostrar um conceito e essa leveza das peças e mobiliário de Jader Almeida aparece por meio das linhas finas e fluídas, curvas suaves e temas geométricos, além da paleta de cores e a mistura de materiais que também trazem um efeito marcante e acolhedor.

Uma de suas principais influência e características é o design escandinavo.

Tendo a leveza e fluidez das formas como suas peças como sua marca registrada, Jader Almeida, leva, acima de tudo, luxuosidade e conforto para todo e qualquer categoria de decoração e justamente por isso, a Ideale traz coleções assinadas por grandes nomes do design, arquitetura e claro, Jader Almeida não poderia estar de fora.

Confira os produtos disponíveis no catálogo da Ideale!