tapetart

Se você está procurando aquele destaque especial que falta para a sua casa, por que não considerar um lindo tapete oriental? Não há quem resista à beleza dos tapetes orientais. Com seus belos designs e cores ricas, os tapetes orientais eram os favoritos dos príncipes antigos e, agora, da elite moderna. Eles podem ter origem Persa, Indiana e Chinesa. Os tapetes orientais são feitos de lã, seda ou algodão. Cada tapete é único e feito à mão pela antiga técnica de artesanato tradicional e são confeccionados em diferentes formatos e em dimensões padronizadas se adequando a diversos ambientes e estilos.

Tapete oriental é um nome comum usado para se referir aos tapetes feitos à mão nos “países orientais”. Acredita-se que a tecelagem de tapetes tenha se originado no Oriente Médio por volta da Idade do Bronze, e os tapetes orientais sempre foram populares devido aos seus luxuosos designs. E quem pode esquecer o tapete mágico em Aladdin? Vamos descobrir a beleza e a mística dos diferentes tipos de tapetes orientais.

Identificando tipos de tapetes orientais

O termo tapete oriental é usado para nomear tapetes que são feitos por nômades na Pérsia (atual Irã), Turquia, Turcomenistão, Cáucaso, China e Índia. Com belos motivos, características de design, cores ricas e tecelagem de qualidade, esses tapetes fizeram seu nome no mundo do design de interiores.

Tapetes Persas

Os tapetes Persas são um dos tapetes mais famosos do mundo. Com padrões intrincados são uns dos tapetes orientais mais bem desenhados. Eles possuem cores profundas, ricas e quentes, principalmente usando vermelho, vinho e carmesim.

Eles também usam cores ouro, açafrão e creme. O material mais comum usado para esses tapetes é lã e seda fina. Existe um velho ditado persa que diz: “Quanto mais rico, mais fino é o tapete. Isso se refere à excelente qualidade da seda.

Tapetes Turcos

Os tapetes turcossão tão bonitos e tradicionais quanto os tapetes persas. Eles usam motivos geométricos e são tradicionalmente usados para orações muçulmanas.A maioria dos turcos são sunitas e, em sua cultura, eles proíbem os desenhos de animais e pessoas em seus tapetes. Os motivos da caligrafia são mais comuns, junto com as flores e possuem uma mistura de paletas de cores quentes e frias. Usam o vermelho como cor principal e têm motivos azuis, verdes, mostarda e amarelos e são tecidos mais grosseiramente.

Tapetes Indianos

Os tapetes indianos são muito famosos por sua linda tecelagem. Eles têm belos padrões e são feitos de lã. Os motivos dos tapetes indianos incluem desenhos florais abstratos, em vez de animais, e também folhas, árvores e pássaros. As cores podem ser escuras e às vezes claras, como rosa, vermelho cereja turquesa verde e laranja-marrom.

Tapetes Chineses

Com uma gama de cores e motivos completamente diferentes, os tapetes chineses se destacam de imediato de outros tipos de tapetes orientais. Nos tapetes chineses são usados designs e motivos tradicionais budistas e taoístas, incluindo galhos, folhas, animais, pássaros e paisagens de jardim. As flores incluem lótus, narciso e peônia. Motivos de dragão e romã também são usados. As cores incluem amarelo, pêssego, damasco, marrom, verde oliva e azul.

Espero que estas informações te ajudem a conhecer mais sobre os tipos de tapetes orientais e te ajude a identificar as diferenças entre eles. O site da TAPET’ART possui um simulador de tapetes que pode te ajudar a visualizar as peças em diferentes ambientes. Ou você pode fazer uma visita à loja TAPET’ART e conversar com um profissional e conhecer as variedades de tapetes da loja.