mariaalice

Mesas de centro funcionais

A mesa de centro é um móvel fundamental na decoração da sala de estar e requer uma atenção maior do que você pode imaginar. Por estar no centro da sala ela atrai até os olhares mais distraídos, por isso vale a pena escolher um estilo que combina melhor com a sua decoração. Mas, as mesas de centro vão muito além de um objeto de decoração na sua casa, são verdadeiramente peças funcionais, que atendem a diferentes propósitos e ainda deixam a sua sala de estar mais charmosa.

As mesas de centro servem de apoio para vários objetos como, revistas, vasos de flores, copos, e em jantares informais elas servem de apoio para bandejas com lanches, bebidas ou ainda podem ser usadas para se realizar pequenas refeições.

A escolha da mesa de centro vai depender do tamanho e formato da sala de estar e também das necessidades da família. Se você possui pouco espaço, as mesas de centro funcionais podem resolver esse problema. Há mesas que se transformam em cadeiras extras quando temos mais convidados, ou possuem gavetas para pequenos objetos, ou até um porta-bebida.

Mesas de centro e os tipos de sala

A sala de estar é o local onde, geralmente, recebemos visitas e desfrutamos de momentos agradáveis entre amigos. Criar um ambiente aconchegante e atrativo faz bem para a nossa autoestima, por isso, investir em uma decoração que retrata a nossa personalidade é mais do que importante. A mesa de centro é um móvel essencial na decoração da sala de estar, mas não somente na sala de estar, ela pode estar presente em uma varanda ou ao lado da piscina. Existem uma variedade de designers, texturas, cores e materiais que são adequados para cada ambiente e não precisamos estar presos a padrões de combinação, a mistura de elementos, formatos e tamanhos criam ambientes elegantes.

Para as salas quadradas ou retangulares o formato de mesa de centro quadrada ou oval é uma perfeita combinação. Dessa forma, você garante continuidade ao ambiente, delimitando bem o espaço. As mesas de centro redondas podem ser usadas em ambientes maiores ou menores.

Existem muitos tipos de materiais de mesa de centro. As mesas de centro de vidro ou espelhadas são clássicas e elegantes e deixam a sala de estar com uma sensação de leveza, mas o vidro requer mais cuidados. Primeiramente, em função da delicadeza do material, demanda mais atenção, principalmente em casas com crianças. E como qualquer manchinha aparece, requer uma limpeza diária para manter o brilho perfeito. As mesas de madeira maciça são as mais resistentes e dão uma sofisticação ao ambiente sendo uma excelente opção para quem procura móveis de qualidade.

Há ainda os estilos retrô, que combinam bem com diferentes estilos de decoração, tudo vai depender da cor do material e do acabamento escolhido.

Independentemente de qual for o modelo escolhido, a altura deve ser menor ou igual que os assentos do sofá e não deve ocupar todo o espaço central da sala para que não impeça a circulação das pessoas pelo ambiente.

O importante é deixar o ambiente com o seu estilo, imprimindo personalidade. Por isso, na hora de escolher faça uma análise do que você gosta e crie um ambiente onde todos se sentirão acolhidos.