escadas

As escadas de pedras são elementos que chamam muita atenção, por isso merecem ganhar um destaque especial, tanto para residências, jardins ou escritórios. O uso de materiais naturais, como o granito ou mármore, trazem sempre um charme especial e sofisticação ao ambiente agregando qualidade e sofisticação ao seu projeto arquitetônico. E além de elegantes, são mais resistentes à diversidade climática.

Escadas de pedras naturais são muito apropriadas, tanto para ambientes internos quanto para externos, podendo ser também de vários modelos. Se você tem um declive em seu jardim aproveite para fazer um bom projeto e dar um charme especial a ele com alguns degraus de granito ou mármore rústico. O projeto urbanístico, pequeno ou grande, será muito valorizado com escadas de pedras naturais que podem ser com pedras rústicas ou pedras mais perfeitinhas criando um ambiente agradável e com a sua cara. A mistura de tipos diferentes de pedras naturais de diferentes cores, formatos e texturas deixa o ambiente ainda mais natural.

Se você gosta de inovar na decoração criando ambientes rústicos e criativos, você encontrará muitas formas para usar e abusar das pedras em seu jardim, criando até ambientes exóticos. As escadas ficam lindas sobretudo para prolongar caminhos e fazer ambientações bem naturais em casa. Combinar a escada com efeitos de iluminação vai dar um ar ainda mais requintado e possibilita que esse espaço também possa ser frequentado durante a noite. Os arquitetos podem definir o estilo e a melhor utilidade dessas estruturas, contanto que a principal função, vencer desníveis, seja preservada e feita com conforto e segurança.

Escadas de pedras – Devo usar Granito ou Mármore?

E se a sua escada é para ambiente interno, você encontrará belíssimas opções de pedras, entre o mármore e granito, por exemplo. É impossível negar a beleza de uma escada de mármore. O mármore travertino é um dos queridinhos quando o assunto é escada. A pedra pode ser usada tanto na escada, como no piso e pode ser combinada com vidro e inox no parapeito contribuindo para um toque moderno.

Já com o granito, é uma pedra que chama muito a atenção, ganhando bastante destaque. O granito tem uma ótima durabilidade e é pouco suscetível às manchas podendo ser usado em escadas com maior fluxo, sem que a pedra adquira sinais de envelhecimento ao longo do tempo. As escadas em granito, podem ser revestidas na superfície ou no todo, inclusive o espelho, altura do degrau. Também ganha um ar moderno se misturado com vidro e inox. O granito é um clássico e um material muito usado e sempre elegante. O estilo e a cor também podem variar e a escolha vai depender do resto do projeto.


O granito é formado por três minerais: mica, feldspato (o que dá a cor do granito) e quartzo, que o torna bem mais resistente, duro e menos poroso. O mármore é originado do calcário, e é muito mais indicado para peças decorativas e funcionais da casa.

O granito e o mármore são excelentes tipos de pedras para escadas e possuem características excelentes para criar um ambiente sofisticado, além da durabilidade e qualidade. Mas é importante ter cuidado na hora de escolher o tipo de pedra para a sua escada, levando em conta o ambiente e o fluxo de pessoas que transitarão no local.

A beleza e a sofisticação de produtos naturais para interior ou exterior é inegável e existem muitas vantagens para o uso de pedras em escadas, harmonize as cores, tipos e texturas das pedras que vão compor a escada para criar ambientes acolhedores e elegantes, alinhando o projeto quemelhor combinacom o seu estilo.